AFRAPE - Associação Fraternal Pelicano

Som & Luz

Projeto Som & Luz:

Projeto de contraturno escolar que atende moradores da Zona Norte de Botucatu, com faixa etária de 6 a 14 anos, com renda inferior a três salários mínimos e que no ato da matrícula esteja estudando em escola pública.

O Projeto nasce da necessidade apresentada pela própria comunidade e pela ausência de organizações sociais na região. O objetivo do Projeto é trabalhar as malezas da comunidade local, visando oferecer aos responsáveis, um local seguro para deixar sua crianças/adolescentes no período em que estão trabalhando, evitando dessa forma que fiquem ociosos e em alguns casos, expostos a marginalidade e a criminalidade.

O Projeto iniciou em 2008 em caráter experimental atendendo 30 crianças/adolescentes com uma grade escolar pequena e com o apoio de voluntários.

Em 2009, já com a parceria do CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente - o atendimento foi duplicado para 60 crianças, com idades de 6 a 14 anos em horário contraturno escolar, com caráter sócio educativo, mediante grade de atividades escolares, esportivas e culturais.

Anualmente a demanda tem sido maior que nossa capacidade, mas com esforço e comprometimento temos ampliado nossa grade de atendimento.

 

Grade de Atividades do Projeto Som e Luz:  

- ATIVIDADES LÚDICAS

- HIP HOP

- INFORMÁTICA

- APOIO ESCOLAR de Língua Portuguesa

- APOIO ESCOLAR de matemática

- JUDÔ

- XADREZ

- TEATRO

 - CANTO/CORAL

- FLAUTA DOCE

  

 Horário de funcionamento:

Segunda a Sexta

Manhã - 8h às 11h

Tarde - 14h às 17h

 

 Divisão por faixa etária:

Turma Dó - 6 a 08 anos;

Turma Ré - 9 a 11 anos;

Turma Mi - 12 a 14 anos;

 

Projeto Redacional

Este projeto será mais uma iniciativa da AFRAPE direcionada a melhoria na formação de adolescentes e jovens, preferencialmente, no setor norte da nossa cidade.

O objetivo é capacitar adolescentes e jovens de ambos os sexos, estudantes de escolas públicas, com renda inferior a 3 salários mínimos, a empregar os conceitos da língua portuguesa e executar o processo da redação de textos narrativos, descritivos e de argumentação que demonstrem os resultados da análise e do pensar sobre temas comuns da realidade do seu contexto social, da sua cidade e do mundo.

A previsão da retomada desse projeto é a partir de 2017, considerando que em anos anteriores já foi vivenciado um sistema da capacitação semelhante.

O desenvolvimento das atividades em salas de aula poderá ocorrer nos períodos tarde e noite, de forma gratuita para um conjunto de 20 candidatos, concluintes do ensino fundamental e ou cursantes do ensino médio, oriundos de escolas publicas, cuja admissão será passível de análise socioeconômica e documental.

 

Projeto Pré Vestibulinho

A iniciativa do desenvolvimento de tal projeto visa estimular a continuidade dos estudos de jovens e adolescentes concluintes do ensino fundamental em escolas públicas, preferencialmente, aqueles que residem no setor norte de Botucatu.

Tem como objetivo de gerar alternativa de estudos e ampliação de conhecimentos, visando o preparo e a obtenção de condições de participação e competividade nos exames classificatórios às escolas estaduais ou de institutos empresariais que promovem o ensino médio e de capacitação técnica.

A execução das atividades relativas à preparação dos candidatos aos Vestibulinhos ocorrerá no período noturno, como professores e ou universitários voluntários e a infraestrutura e material serão fornecidos gratuitamente pela AFRAPE.

A propositura de trabalho também consiste na parceria com Universidade instalada no município e compreende um conjunto de 25 candidatos concluintes do ensino fundamental, cuja admissão será resultante de análise socioeconômica e ou de processo seletivo executado pela AFRAPE.

A previsão de implantação do projeto é para o segundo semestre de 2017.



Doar Agora