Curso de Pão de Mel
Pão de Mel

No dia 30/10/2012 aconteceu na Afrape o primeiro curso de Pão de Mel, ministrado pela monitora Maria Lucia, contando com a presença de 11 alunas que aprenderam desde o preparo da massa, sugestões de recheios, como banhar, decorar, embalar e preço para venda.

E você sabia que a história do Pão de mel tem duas versões?

Uma delas é que “o pão de mel nasceu na Rússia por volta do século IX, chamado de "pryanik", era uma mistura de farinha, mel e suco de frutas, mas o mel constituía quase metade de todos os outros ingredientes.
Mais tarde, já nos séculos XII e XIII, foram adicionadas especiarias vindas da Índia e Oriente Médio (canela, nozes, gengibre, frutas secas...). Entre os séculos XVII-XIX a receita se espalhou, e cada região tinha a sua maneira de assar os "pryaniks". A tradição e os segredos da culinária eram passados de geração em geração.
Os "pryaniks" eram feitos em formato de animais para enfeitar as arvores de natal, eram feitos para pobres e ricos, como presentes, para casamentos, festas, celebrações, dias especiais e também para pessoas doentes, com o objetivo de cura, os Paes eram assados no formato de anjos.
Atualmente o pão de mel ou "pryanik" e um fenômeno em todo o mundo, com ou sem cobertura de chocolate e com diferentes recheios, se aperfeiçoando e se modificando de acordo com os tempos e regiões, e tornando-se cada vez mais saboroso."

A outra é que” Pão de mel é um doce de origem européia, elaborado à base de mel, farinha de trigo, chocolate, manteiga, especiarias e ovos. Depois de prontos e frios, normalmente, são banhados em chocolate. O pão de mel surgiu quando os europeus descobriram que o pão de especiarias poderia ser coberto com chocolate derretido para prolongar o seu sabor e umidade.


Publicada em: 30/10/2012 por: Felipe Augusto
Doar Agora