Banco do Brasil repassou mais de R$ 17,5 milhões a 205 iniciativas aprovadas no Projeto Voluntários BB FIA, edição 2013, batendo todos os recordes de repasse aos Fundos para Infância e Adolescência. Esse processo demonstra a importância do BB e de seu funcionalismo na construção de um Brasil cada vez mais justo, solidário e inclusivo. Isso é verdadeiramente cada vez mais Bom Pra Todos.
Dentre esse conjunto projetos aprovados estão RODA VIDA da APAE de Botucatu e o SOM E LUZ da AFRAPE.
Nesta terça-feira, estiveram em Botucatu, na AFRAPE, as 9 h, o Superintendente Estadual do BB: Euzivaldo Vivi Oliveira Reis, Superintendente Regional do BB: Fabrício Mariano Ferreira, Superintendente Regional Governo BB: Alexandre Sampaio Almeida, além de Gerentes da Agencias locais e os voluntários apadrinhadores dos Projetos citados.
No evento de assinatura de repasses dos recursos, também se fizeram presentes o Vice Prefeito Municipal de Botucatu Prof. Antonio Luiz Caldas Junior, Presidente da Câmara Municipal Edney da Costa Carreira, Vereador Izaías Colino, Diretora da Câmara Municipal Silmara Ferrari Barros, Secretários Municipais Edison Baptistão, Paulo Malagutti, e Representante da Secretaria Municipal de Assistência Social, Silvia Maria Fumis Carvalho. Presidente do CMDCA Nilza Pinheiro dos Santos, Presidente da APAE Paulo Jesuino e Vice-presidente da AFRAPE Jose Carlos Viadana, alem de Representante da Aliança – Integração das Organizações de Sociedade Civil Simone Pafetti, além de funcionários, pais e alunos. Também ocorreram apresentações do Coral Vozes do Amanhã e da Orquestra Infanto Juvenil Pelicano
O Projeto da RODA VIDA (Atividades sócio-educativas)– a ser executado pela APAE objetiva oportunizar a 56 crianças e adolescentes com deficiência intelectual e/ou múltipla, de 06 a 21 anos, em contra turno escolar, atividades sócios educativas diversificadas para o desenvolvimento de potencialidades e descoberta de habilidades, visando melhoria na qualidade de vida, inclusão social, futura inclusão produtiva e redução do tempo de exposição a situações de risco social. O projeto direciona atividades em:
HORTA, COMPOSTAGEM E JARDINAGEM como adubação, planejamento de espaço; condução de plantio; de produção ressaltando a importância e a necessidade de uma alimentação saudável, do consumo de frutas, legumes e hortaliças, sem o uso de agrotóxicos, além da preservação do meio ambiente e os cuidados com as plantas utilizadas na elaboração de jardins;
RECICLAGEM: trabalhar a conscientização dos atendidos e familiares para que se sintam responsáveis sobre a necessidade de preservação ambiental, com enfoque na reciclagem de materiais orgânicos e inorgânicos através de palestras e atividades com produção de peças ou utensílios de material reciclado; organização de grupos de trabalhos para atuação no entorno da Instituição mostrando a necessidade de realizar coleta seletiva e outras atividades de preservação do meio ambiente;
COZINHA EXPERIMENTAL: oferecer através de ambientes e receitas adaptadas, oportunidades para o desenvolvimento de habilidades no manuseio de utensílios de cozinha, seleção de matéria prima, noções de higiene, preparo e reaproveitamento de alimentos para uma alimentação saudável e incentivo à profissionalização.
O Projeto SOM & LUZ (sócio-assistencial) a ser executado pela AFRAPE – atenderá 78 crianças e adolescentes, com idade de 06 a 14 anos, em contra turno escolar, promovendo o desenvolvimento social e intelectual de crianças e adolescentes com vivências e atividades pedagógicas relacionadas à aprendizagem da musicalização, de leitura e matemática, do domínio e uso da informática, do emprego do raciocínio , da convivência esportivas e cultural. Para tanto, a sua execução se da com uma grade de atividades que inclui o apoio escolar ( língua portuguesa e matemática) informática, iniciação musical, canto coral, música (instrumental) teatro, dança, xadrez e judô, durante os 5 dias da semana, num total de 30 horas aulas semanais.
Para os alunos com boas produtividades escolares também são oferecidos cursos agregados de violão, viola, flauta transversal e metais.
Os alunos atendidos pela AFRAPE são residentes na zona norte, com renda familiar até 3 salários mínimos e estudantes de escolas públicas, requisitos básicos exigidos pela organização.
Todos os componentes do Coral Vozes do Amanhã e da Orquestra Infanto Juvenil Pelicano são oriundos deste projeto, assim como os dançarinos de Hip Hop, os judocas e os enxadristas que disputam campeonatos em Botucatu e região.
As atividades do Projeto são executas na sede da AFRAPE, na Rua Donato Di Credo, 796 – Vila Ferroviária, com profissionais contratados e com formação especifica.